Isabella Simão é a proprietária e idealizadora da Casa Sol. Relações Públicas de formação, e cuidadora e terapeuta de idosos por vocação, teve a ideia de criar o espaço com a finalidade de oferecer aos idosos um ambiente de criação, sociabilidade, troca, onde eles possam aprender, mas também ensinar. Decidiu reformar e adaptar um imóvel pertencente à sua família para dar espaço ao empreendimento.
Para ela, poder realizar e materializar este propósito se tornou a sua motivação, desde a concepção da Casa Sol, até hoje. “Estou muito feliz e realizada em concretizar este propósito de criar um ambiente onde o idoso será respeitado e acolhido nas suas necessidades e particularidades, valorizando a sua história”, acrescenta.
A Mariane Simonetti é a nossa professora de jardinagem. Pedagoga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, desde nova teve uma conexão muito forte com a natureza, em especial com as plantas. Depois de muito estudo, está pronta para trocar experiências do mundo da jardinagem. Durante as aulas, quer estimular o contato com a natureza, que acredita ser fundamental para uma reconexão com aquilo que realmente somos.
Compartilhando seus conhecimentos e vivências, planeja momentos descontraídos, dinâmicos e com muita mão na terra. Por meio da prática de jardinagem, o aluno estará fortalecendo as aptidões funcionais, estimulando a criatividade, trazendo mais independência e autonomia, tudo de maneira prazerosa, respeitando o tempo e as limitações individuais.
Já pensou em praticar Yoga na terceira idade? Com Luciana de Freitas Brites os alunos irão aprender as posturas, respiração, além de conhecer práticas de relaxamento e meditação. Formada em Terapia Ocupacional pela UFPR, pós graduada em Acupuntura pela FIES e formada como instrutora de Yoga em 2014, Luciana atua desde então conduzindo práticas em grupo e individuais, com cinco anos de experiência no atendimento de pessoas idosas.
Elaine Cristine Cebolla será a educadora física da Casa Sol. Profissional de Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, formada em 2011, se especializou nas áreas de Treinamento de Força e Treinamento Funcional. Participou de pesquisas e publicações sobre atividade física no controle do risco de queda em idosos. Está há 10 anos atuando na área com ginástica, atividades aquáticas, treinamento funcional e musculação para diferentes públicos.
O seu trabalho na Casa Sol terá foco no exercício com funcionalidade, contribuindo diretamente na autonomia e qualidade de vida das pessoas atendidas.
Quem irá assumir as aulas de artes é a professora Beatriz Guimarães Maranho. Pedagoga, atuou por mais de 13 anos na área de educação, como professora, orientadora e diretora. Sempre demonstrou aptidão para atividades manuais, além de grande interesse e amor pela área artística. Sua habilidade em criar, transformar e restaurar, fez com que, ao longo dos anos, se tornasse artesã e restauradora.
No espaço de artes, o aluno terá momentos divertidos e criativos, por meio de atividades direcionadas e, também, livres, trabalhando com materiais reciclados, desenhos, pinturas, montagens, explorando as cores, formas e texturas. A proposta desses encontros é proporcionar meios para que cada um expresse seus talentos e habilidades com leveza e alegria.
Na Casa Sol também vamos oferecer sessões de massoterapia e Reiki. A responsável pelo atendimento será a Evelin Pereira dos Santos, que é formada em estética pelo Seduc, e é massoterapeuta e reikiana. Para ela, o trabalho com massagem vai além do físico. É uma conexão com o corpo, mente e espírito.
O Reiki é uma técnica de realinhamento energético que auxilia no relaxamento como um todo além de proporcionar ao paciente uma melhora na consciência corporal.
Franciele Paula Bay é psicóloga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná e possui pós-graduação em psicologia clínica. É apaixonada por esta especialização pois, por meio dela, tem a oportunidade de exercitar a escuta, espaço onde todo e qualquer sentimento é válido de ser observado, investigado e elaborado.
Seu trabalho na Casa Sol será baseado no envelhe(ser), trazendo um conceito de envelhecimento ativo, no qual é dada a voz para cada indivíduo, valorizando-o como único em sua história de vida, além de reforçar a importância dos seus sonhos e desejos.
Segundo Franciele, a terceira idade nem sempre é encarada como uma boa fase da vida do ser humano, mas é possível vivenciar esta etapa com muito amor, saúde física e mental. Por intermédio do seu trabalho, pretende sensibilizar e motivar o idoso a viver este ciclo de maneira positiva, trabalhando o lúdico, criando uma estimulação benéfica de memórias e sentimentos.
Amauri Krizizanowski Jr é psicólogo e vai promover oficinas e dinâmicas em grupo na Casa Sol. Formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, é pós graduando em clínica psicanalítica pelo instituto Espe. A paixão pelo envelhecer começou junto da psicanálise quando teve vivências com o desenvolvimento do idoso.
O seu trabalho na Casa Sol será por meio de uma oficina chamada “Roda das Palavras”, esta dinâmica consiste em trabalhar em grupo a importância das palavras, bem como dar lugar a esses sentimentos através das mesmas. Além disso, pretende trabalhar com as histórias de vida dos idosos, visando além do aspecto cognitivo, também a possibilidade de recordar e elaborar aspectos culturais e vivenciais, numa relação de troca.
Trabalhando com palavras, fotos, histórias e sentimentos, será feita uma interlocução entre passado, presente e futuro, articulando entre os três a construção ligada diretamente ao sentido da vida, aos sentimentos vividos e a alegria que podemos encontrar.
Você sabia que a música possibilita a ampliação do trabalho das sinapses, que são as conexões cerebrais? Entre os idosos, ela melhora a memória e pode ajudar em casos de dor. Isso porque, além de desviar o foco do incômodo, ela pode estimular outras áreas do cérebro fazendo com que a dor seja mais suportável.
Na Casa Sol, vamos oferecer aulas de música com o professor Fernando Ribeiro, que possui licenciatura na área e trabalhou lecionando percussão e violão. As dinâmicas serão, principalmente, de práticas do fazer musical, como a percussão. O seu objetivo é ensinar a partir da escuta e da troca de experiências.
O Edney é o nosso motorista, responsável pelo serviço de leva e traz dos nossos alunos. Ele possui experiência em transporte de pessoas, envolvendo embarque e desembarque de passageiros, zelando pela segurança e controle das viagens.